Centro clínico Linea Vitta - SGAS 616 Bloco A - Sala 20 - Asa Sul - Brasília - DF - 70200-760

(61) 99955-2022

Centro clínico Linea Vitta - SGAS 616 Bloco A - Sala 20 - Asa Sul - Brasília - DF - 70200-760

Reprodução Humana

Fertilização in Vitro

t-01.jpg
A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução assistida de alta complexidade em que a fertilização dos gametas, com a consequente formação dos embriões, é feita fora do corpo da mulher, em laboratório. A primeira fertilização extracorpórea aconteceu em 1944. Em 1973, foi relatada a primeira transferência embrionária para útero materno. Em 1978, nasce Louise Brown, o primeiro bebê de proveta.

As taxas de sucesso, quando se começou a realizar FIV, eram muito baixas, se aproximando de 5% por tentativa. Hoje, com a evolução do processo, nossas taxas de sucesso podem chegar a 60% dependendo de cada caso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quais são as indicações da FIV? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Falhas de outros tratamentos como inseminação intrauterina e coito programado;
  • Mulheres com patologias tubárias ou com laqueadura;
  • Mulheres com endometriose;
  • Mulheres com baixa reserva ovariana;
  • Homens com alterações seminais importantes, azoospérmicos ou vasectomizados;
  • Casais com alterações de cariótipo ou com doenças genéticas na família. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quais as etapas de uma FIV?
ESTIMULAÇÃO OVARIANA: consiste na administração de medicamentos (orais, injetáveis ou ambos) com o objetivo de estimular o crescimento multifolicular para que se obtenha muitos óvulos maduros. Durante este processo, é fundamental a realização de monitorização ecográfica para avaliação do desenvolvimento folicular e endometrial. É a ecografia que nos mostra se a resposta está adequada, se há necessidade de reajuste de dose ou modificação de medicação e qual o momento adequado de se realizar a captação dos óocitos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
CAPTAÇÃO OOCITÁRIA ou ASPIRAÇÃO FOLICULAR: neste procedimento, guiado por ecografia transvaginal, com a paciente sedada, puncionamos os folículos com uma agulha longa, com o objetivo de recuperar os oócitos que se desenvolveram durante a estimulação ovariana.
 
FIV ou ICSI: os oócitos coletados são levados ao laboratório de embriologia e os maduros serão fertilizados com o espermatozoide (normalmente, o parceiro coleta o sêmen no momento da captação dos óvulos).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
CULTIVO EMBRIONÁRIO: basicamente diz respeito aos dias em que os óvulos fertilizados serão observados e se desenvolverão nas incubadoras do laboratório, podendo chegar ao estágio de blastocisto.
 ⠀⠀⠀
TRANSFERÊNCIA EMBRIONÁRIA (TE): é quando os embriões chegam em casa!! É a fase mais delicada de todo o tratamento. É quando colocamos cuidadosamente os embriões na cavidade uterina.
 
BETA-HCG: a data da realização do teste de gravidez varia de serviço para serviço. No nosso, realizamos após 14 dias da transferência dos embriões. São os 14 dias mais longos da vida do casal... 
 
Existe limite máximo número de embriões por transferência?
Sim. O CFM, determina o número máximo de embriões a serem transferidos de acordo com a faixa etária das pacientes:⠀
  • até 37 anos: até 2 embriões; ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • > 37 anos: até 3 embriões; ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀
  • nas situações de doação de oócitos e embriões, considera-se a idade da doadora no momento da coleta dos oócitos;
  • Em caso de embriões euploides, o número máximo de embriões a serem transferidos é de 2. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
img-agenda2.jpg

Dra. Leilane Noleto

Medicina Reprodutiva e Ginecologia